26 de jun. de 2016

Câmbio (Real para Won)



Você está planejando viajar para a Coreia? Se sim, você já deve estar ciente que no planejamento para essa viagem, muitos pontos devem ser considerados, como a reserva de passagens e hospedagem, compra do seguro de viagem, compra de moeda Won, etc. Nesta postagem explicarei como e onde é feito o processo de troca (câmbio) do Real para o Won.

Como e onde trocar? 

Todo processo de câmbio (troca de moeda), pode ser realizado nos bancos, nos aeroportos ou nas agencias de câmbio. A maioria das agências aceita apenas dinheiro em espécie para troca. Mas tem algumas que aceitam cartão de crédito. Para valor acima de R$10 mil reais, as agencias solicitam transferência bancária, a fim de garantir mais segurança tanto ao turista quanto à agência
Estes locais, no processo de troca, só trabalham com o Dólar americano, Euro, Libra Esterlina, pois são moedas de maior circulação. Uma vez que o Won é uma moeda de pouca circulação, você não encontrará casa de cambio no Brasil que realize a troca do Real para o Won. Neste caso, você terá que trocar primeiro o Real para o Dolar ou o Euro. E quando chegar na Coreia, efetuar a troca do Dolar ou Euro para a moeda local, o Won.

Entenda um pouco mais sobre as opções de troca de câmbios:

Bancos:  A maioria dos bancos oferecem serviços de troca de moedas para as principais moedas mundiais. O principal problema é a disponibilidade de dinheiro em espécie no momento em que você solicitar o serviço. Portanto, é recomendado ligar com antecedência para confirmar a disponibilidade, e até mesmo fazer a reserva do valor necessário. Essa reserva, em geral, tem que ser feita com pelo menos 48h de antecedência.

Aeroportos: Todo aeroporto internacional possui um balcão de câmbio de moeda estrangeira, esses balcões também podem recomprar sua moeda ao retornar de sua viagem. Um dos problemas da troca de moeda estrangeira em aeroportos são as taxas de conversão geralmente muito elevadas para sua compra.

Agências de câmbio: Funcionam como bancos. Elas oferecem serviços de compra de moeda. Também é necessário fazer reserva caso o valor a ser trocado seja alto.


Tipos de câmbio
Existem três tipo de câmbio:

- Comercial:  Utilizado por bancos e grandes empresas para realização de importações e exportações de mercadorias e é definida pelo mercado. 

- Turismo: Utilizado para comprar moeda para uma viagem ao exterior. Utilizamos para a compra de passagens, gastos em estabelecimentos internacionais e conversão de débitos efetuados no cartão de crédito no exterior. Geralmente é um pouco mais caro que a câmbio comercial.

- Paralelo: Considerado um mercado “não oficial” e são definidos pelos negócios feitos “clandestinamente”, ou seja, sem reconhecimento do Banco Central.


Dicas:

- Procure por uma casa de câmbio confiável, que seja registrada no Banco Central, para fazer a compra da moeda que necessita. As casas de câmbio confiáveis costumam entregar um documento comprobatório dizendo que foram elas que fizeram a transação de moedas. 

- Cada casa de câmbio possui sua cotação (com base na cotação diária), e suas taxas e impostos. Nesse caso, o melhor que se tem a fazer é perguntar diretamente no local para saber se os valores já estão incluídos na cotação ou não.

- Quando estiver no país de destino, procure uma casa de câmbio com referências locais. Pessoas que trabalham nos hotéis, aeroportos e restaurantes podem lhe ajudar com essas informações. 

- Se for realizar trocas de câmbio nos guichês de câmbio nos aeroportos, troque apenas o valor que ajude na despesa de táxi e na compra de um lanche no aeroporto. Depois é recomendado procurar uma casa de câmbio mais em conta na cidade, porque nos aeroportos o valor das taxas é mais alto.

- A compra de seguro viagem é de extrema importância para as viagens internacionais. Contratando um seguro viagem, o viajante estará segurado sob situações emergenciais, tais como necessidade de atendimento médico e respaldo jurídico.

- Uma opção alternativa às casas de câmbio é utilizar os caixas automáticos para fazer saque no exterior em moeda local. Para isso você tem de ter o seu cartão do banco habilitado para uso no exterior. Vale lembrar que nessa modalidade você pagará o IOF (imposto sobre operações financeiras) ao utilizar o cartão fora do país, o que faz compensar novamente o uso de moeda física ao invés de moeda eletrônica.

- Leve algum dinheiro em espécie e partes desse dinheiro em espécie divididos entre as malas e seu corpo. De preferência notas com valores pequenos. Espalhar o dinheiro é um meio de proteger das bandidagens que rolam pelo mundo, como possíveis batedores de carteira.

- Quando estiver faltando alguns dias para voltar ao Brasil, certifique-se se ainda tem muitas cédulas wons. Caso tiver, você deve passar elas adiante o mais rápido possível. O ideal é trocar as sobras delas na Coreia por dólares ou euros, e depois, quando estiver no Brasil, trocá-las pelo Real. Quanto as moedas metálicas, você tem que gastá-las todas. Isso porque elas não são aceitas em casas de câmbio. Então, se perceber que ainda está com muitas moedinhas e a sua viagem está chegando ao fim, dedique-se a gastá-las no território internacional: dando gorjetas, comprando uma garrafinha de água ou pagando o transporte público. O importante é livrar-se delas.

- Saiba que a prática de vender a moeda estrangeira que sobrou para um amigo ou parente pode resultar em problemas com a Receita Federal e, por isso, não é recomendada. Esse tipo de negociação só pode ser feito por agente autorizado pelo Banco Central a operar no mercado de câmbio. Transações realizadas sem a intermediação desse agente são consideradas 'mercado paralelo'.


Observações:
- É importante reservar o valor na casa de cambio antes. O valor a ser recebido irá variar com o valor do cambio turismo no dia da troca.

- A troca dos valores depende da cotação da moeda naquele dia. O horário que fecha a cotação real nas casas de câmbio é às 11 horas. Por exemplo, se você quiser trocar real por dólar, deve olhar a cotação do dólar daquele dia a partir das 11 horas para efetuar a transação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Newer Posts Older Posts Home